28.1.10

Carnaval - na cidade de Quelimane


Munícipes almejem transformação do Carnaval em festival nacional

Os munícipes da cidade de Quelimane na província da Zambézia pedem às autoridades da Cultura no País para declararem a festa do Carnaval que anualmente ocorre nesta cidade, um acontecimento à escala nacional. Segundo os munícipes da autarquia de Quelimana, aqui conhecida por “Pequeno Brasil”, a festa de samba e máscaras deve contar com a participação de grupos vindos de todos os cantos do País, “ou pelo menos os das cidades onde haja referência ao Carnaval”. Milita Lemos, moradora desta cidade e apreciadora do festival de Carnaval disse ao Canalmoz que “se não forem tomadas medidas urgentes, corre-se o risco de perder um dos grandes legados culturais dos machuabos”, ou seja, “o Carnaval poderá dentro de poucos anos deixar de ser o que era porque muita coisa tende-se a perder, daí que o Governo deve tomar medidas urgentes”. Milita tratou de relembrar alguns momentos em que o Carnaval de Quelimane era um evento muito concorrido; “até porque vinham pessoas de todos os cantos do mundo para verem os machuabos a dançarem mascarados”, disse. Almeida, um citadino de Quelimane, acredita que “assim que isto for requisitado, o Governo vai aceitar porque isto é uma cultura incrível e o nosso Carnaval é o melhor do País”. Refira-se que para o presente ano o Carnaval de Quelimane vai ter lugar entre os dias cinco e dezassete de Fevereiro próximos, e se espera a participação de pouco mais de duas dezenas de grupos foliões. A festa do samba e das máscaras vai começar com um desfile por algumas artérias de Quelimane para depois desaguar na Praça dos Trabalhadores onde estão sendo erguidas barracas para a venda de comes e bebes e outro tipo de embelezamento para dar mais vida à festa. No seu encerramento consta que se assistirá ao enterro do Rei Momo.
Aunício da Silva-Canalmoz

3 comentários:

Graça Pereira disse...

o cARNAVAL EM QUELIMANE FOI (NÃO SEI SE CONTINUA A SER) um dos melhores de todo o Moçambique. Um pequeno Brasil como se diz aqui na peça.
Acho que é uma iniciativa que não se deve perder, pela promoção da cidade, pelo próprio carisma carnavalesco que Quelimane já vive há anos e porque será um moso de trazer turistas de fora à cidade dos Bons Sinais.
Fico torcendo para que o Carnaval 2010, seja um sucesso. Quero ver depois as fotos. Valeu?
Um abraço.
Graça

Anónimo disse...

Em 1979,O Sr Governador dizia que dancar ou Carnaval era signa de decandencia moral.Em 1983 festa de Carnaval recomeceu em quelimane e linda filha de Sr poderoso danco muito na sala lado de cine Estudio,ate madrugada.

Anónimo disse...

Que saudades do Carnaval em Quelimane. No primeiro corso o carro da Madal, onde trabalhava era o primeiro e representava uma ilha havaiana. Fui rainha deste carnaval durante alguns anos.
Mantenham a tradição.
Ofélia Sequeiros